GELEIA DE MORANGO

img_1245Em época de morangos não dá pra  passar sem geleia. Quem nunca sentiu o perfume de morangos cozinhando lentamente e invadindo toda a casa?  Pois bem, hoje bateu uma vontade imensa que me fez correr pra cozinha e preparar a geleia.

img_1253O melhor de tudo é que além de ter uma geleia para simplesmente passar no pão, agora tenho  também uma deliciosa cobertura para uma cheese cake, cobertura para sorvetes, panquecas, frutas, e ai Meo Deos pra comer com o que eu quiser. E confesso que não sou daquelas que não vivem sem geleia em casa. Eu vivo facilmente. Mas essa de morango me tira do sério!

 

Veja como é simples de fazer. Atenção apenas para a panela que deve ser alta, porque a geleia sobe e  pode derramar no seu fogão.

O açúcar além de adoçar tem o poder de conservar a geleia, dar brilho e densidade. Se diminuir a quantidade  do açucar sua geleia terá o prazo de validade diminuído.

O morango tem um baixo teor de pectina (que faz com que a geleia fique espessa) então se preferir geleia mais firme compre em casas de artigos para confeitaria um potinho de pectina em pó e coloque 2 colheres (chá) no início do cozimento.

NGREDIENTES

500g de morangos maduros cortados ao meio

300g de açúcar (pode ser cristal, refinado ou granulado)

1 colher (chá) de suco de limão

MODO DE FAZER

1-Em uma panela alta coloque todos os ingredientes e cozinhe no fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 40 minutos, ou até que reduza pela metade e fique cremosa.

2-Coloque em um pote de vidro e sirva em temperatura ambiente ou gelada.

Se preferir, ferva 4 potes de vidro com capacidade para 200ml. Ferva também as tampas. Deixe secar bem e encha cada um deles com a geleia ainda quente, deixando 1cm de espaço antes da borda. Depois de totalmente fria, limpe a borda dos vidros, tampe e coloque dentro de uma panela com água, cobrindo mais da metade dos vidros. Ferva por 10 minutos. Deixe esfriar dentro da panela.

Depois disso você pode manter os vidros de geleia em temperatura ambiente por até 6 meses. Depois de aberta consumir em até 7 dias, mantida na geladeira.img_1246

 

Anúncios

Um comentário sobre “GELEIA DE MORANGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s