TARTE TATIN – TORTA DE MAÇA INVERTIDA

IMG_1206

A tempos minha cunhada Marcia comentava da vontade que estava de comer uma tarte tatin. E aí surgiu a oportunidade. Hoje ela preparou pra gente uma paleta de cordeiro deliciosa e em gratidão acabei preparando a torta pra ela. E claro, registrei todo passo pra vocês. Nós gostamos muito e espero que façam e compartilhem aqui pra gente ver.

Existem diversas teorias sobre a história da tarte, eu gosto de resumir e falar que ela surgiu por um mero acidente de uma das irmãs Tatin, que derrubou uma torta de maça tradicional e quando salva ela ficou  com este aspecto. Pra quem quiser saber um pouquinho mais, deixo aqui o link para  o site de turismo oficial  da França

http://br.france.fr/pt-br/informacoes/historia-da-tarte-tatin

Muitas receitas são preparadas com massa folhada, mas a minha é  feita com massa amanteigada que fica crocante e sequinha.

Vejam a receita:

INGREDIENTES

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 pitada de sal

1/2 colher (café) de fermento em pó

40g de manteiga gelada

1 ovo pequeno

10 maças tipo gala, gold ou maça verde

1 limão

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

40g de manteiga

MODO DE FAZER

Massa

1-Reserve metade da manteiga. Em um processador coloque os 6 primeiros ingredientes  e bata por 6 segundos.( se preferir, em uma tigela misture com as mãos) Embale em plástico filme e leve a geladeira por 15 minutos no mínimo.

2-Retire da geladeira e abra a massa entre 2 plásticos até obter um círculo 1 cm maior do  que a borda da frigideira e mantenha na geladeira entre os plásticos.

IMG_1211

Montagem

1- Descasque e corte 10 maças em 4 partes. Retire as sementes e a pele, coloque em uma tigela e esprema o limão.

IMG_1209

2- Em uma frigideira ou fôrma redonda com cerca de 30cm , coloque o açúcar e metade da manteiga. Leve ao fogo e misture de vez em quando até obter uma calda em ponto de caramelo (Nesta etapa você pode optar em não caramelizar e leva-la direto ao fogo coberto com as maças e a massa)

IMG_1207

3-Retire do fogo e disponha as maças, lado a lado, e sobreponha mais maças sobre o centro da tarte. Adicione a manteiga restante.

IMG_1210

4-Volte ao fogo e cozinhe até que as maças fiquem ligeiramente douradas.

5-Deixe baixar o calor excessivo e cubra com a massa gelada. Com uma colher empurre a borda da massa para dentro da tarte. Faça um furinho no centro para escapar vapor, senão a calda transborda no forno.

IMG_1213

6-Leve ao forno e asse até dourar acentuadamente (cerca de 40 minuos). Retire do forno e deixe descansar por uns 10 minutos antes de desenformar.

IMG_1215

7- Sirva com chantili ou sorvete de creme.

 

Anúncios

Um comentário sobre “TARTE TATIN – TORTA DE MAÇA INVERTIDA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s