MASSA BOLO CHIFFON RÁPIDO

Hoje, na aula que dei em Carapicuíba, 2 alunas falaram da dificuldade em fazer bolo de chocolate para rechear. Prometi que postaria a receita da massa de bolo chiffon, que é infalível.

Sempre funciona e nunca dá problemas.Lembrando que na confeitaria todos os passos são importantes para o sucesso de uma receita. Não basta a receita ser incrível, se a atenção no forno passar despercebida. Forno deve ser na grande maioria moderado pra baixo, para a massa crescer direitinho. Forno alto, chama alta doura rapidamente , antes do centro e miolo do bolo estar assado. Confira com um palito de dente se o meio está sequinho para o bolo sair do forno.

Esta receita é fácil e rápida,fica boa com recheios como ganaches, cremes de confeiteiro, chantilly, amanteigados (buttercream), e até mesmo para ser servido assim nuzinho, ou simplesmente com uma calda de chocolate. Eu adoro! E vocês?

bolo chiffon de chocolate
Foto: Helena de Castro I Crédito: Gold Editora I Produção: Angélica Spínola
Minha mãe fazia sempre esta massa para o aniversário do meu irmão e recheava com 2 camadas finas de um creme que sempre chamei de creme chiffon de café . Por cima do bolo muito deste creme e raspas de chocolate. MEU DEUS! Bateu saudade.

O creme é simples, basta bater  3 colheres (sopa) de manteiga (60g) com 3/4 de xícara (chá) de açúcar (120g)  e 1 colher (sopa) bem cheia de chocolate em pó (30g) até ficar um creme leve . Junte então 1 ovo inteiro (50g), 1 colher (chá) de café solúvel e 1 colher (sopa) de rum ou essência. Bata até obter um creme homogêneo .

*se preferir, substitua o ovo por 3 colheres (sopa) de creme de leite.

Experimente rechear com ganache. Veja a tabelinha que fiz para te ajudar a escolher a ganache ideal para sua receita: https://docelab.wordpress.com/2016/03/10/ganaches/

Para a massa (esta receita rende um bolo de 28cm, mas você pode fazer a metade para um bolo de 23cm):

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de açúcar (320g)

2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220g)

1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)

1 pitada de sal

½ xícara (chá) de chocolate em pó (50g)

¾ de xícara (chá) de água quente (150ml)

½ xícara (chá) de óleo de girassol (100ml)

7 gemas (140g)

1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)

7 claras, em neve (280g)

MODO DE FAZER

Peneire juntos os 4 primeiros ingredientes. Junte o chocolate dissolvido na água quente e, os ingredientes restantes. Coloque em uma fôrma redonda de 28cm, untada com manteiga e enfarinhada, e asse no forno preaquecido. Desenforme quente (se esfriar na fôrma ele encolhe)

 

Anúncios

3 comentários sobre “MASSA BOLO CHIFFON RÁPIDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s