MASSA BOLO CHIFFON RÁPIDO

Hoje, na aula que dei em Carapicuíba, 2 alunas falaram da dificuldade em fazer bolo de chocolate para rechear. Prometi que postaria a receita da massa de bolo chiffon, que é infalível.

Sempre funciona e nunca dá problemas.Lembrando que na confeitaria todos os passos são importantes para o sucesso de uma receita. Não basta a receita ser incrível, se a atenção no forno passar despercebida. Forno deve ser na grande maioria moderado pra baixo, para a massa crescer direitinho. Forno alto, chama alta doura rapidamente , antes do centro e miolo do bolo estar assado. Confira com um palito de dente se o meio está sequinho para o bolo sair do forno.

Esta receita é fácil e rápida,fica boa com recheios como ganaches, cremes de confeiteiro, chantilly, amanteigados (buttercream), e até mesmo para ser servido assim nuzinho, ou simplesmente com uma calda de chocolate. Eu adoro! E vocês?

bolo chiffon de chocolate
Foto: Helena de Castro I Crédito: Gold Editora I Produção: Angélica Spínola
Minha mãe fazia sempre esta massa para o aniversário do meu irmão e recheava com 2 camadas finas de um creme que sempre chamei de creme chiffon de café . Por cima do bolo muito deste creme e raspas de chocolate. MEU DEUS! Bateu saudade.

O creme é simples, basta bater  3 colheres (sopa) de manteiga (60g) com 3/4 de xícara (chá) de açúcar (120g)  e 1 colher (sopa) bem cheia de chocolate em pó (30g) até ficar um creme leve . Junte então 1 ovo inteiro (50g), 1 colher (chá) de café solúvel e 1 colher (sopa) de rum ou essência. Bata até obter um creme homogêneo .

*se preferir, substitua o ovo por 3 colheres (sopa) de creme de leite.

Experimente rechear com ganache. Veja a tabelinha que fiz para te ajudar a escolher a ganache ideal para sua receita: https://docelab.wordpress.com/2016/03/10/ganaches/

Para a massa (esta receita rende um bolo de 28cm, mas você pode fazer a metade para um bolo de 23cm):

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de açúcar (320g)

2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220g)

1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)

1 pitada de sal

½ xícara (chá) de chocolate em pó (50g)

¾ de xícara (chá) de água quente (150ml)

½ xícara (chá) de óleo de girassol (100ml)

7 gemas (140g)

1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)

7 claras, em neve (280g)

MODO DE FAZER

Peneire juntos os 4 primeiros ingredientes. Junte o chocolate dissolvido na água quente e, os ingredientes restantes. Coloque em uma fôrma redonda de 28cm, untada com manteiga e enfarinhada, e asse no forno preaquecido. Desenforme quente (se esfriar na fôrma ele encolhe)

 

Anúncios

16 comentários sobre “MASSA BOLO CHIFFON RÁPIDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s